domingo, 19 de setembro de 2010

Mobiliário e Horta com Pneus

Uma das condicionantes que norteiam projetos sociais atualmente prezam por organizações (trabalho coletivo) e/ou iniciativas individuais que trazem consigo a sustentabilidade como ponto de enfoque. Vale lembrar aos caros leitores que o termo antes citado vai muito além dos conceitos que o norteiam; não basta pensá-lo, e sim agir em diversos meios de convivência, em casa, escola, universidade...em qualquer lugar. Uma dessas "atitudes verdes" está na RECICLABILIDADE de diversos objetos, um deles, o pneu. Em uma postagem anterior mostramos uma das possibilidades de reaproveitamento deste material, agora abriremos mais o leque de alternativas! É incrível a capacidade que o pneu tem de se adaptar a diversas condicionantes que no nosso dia a dia, e não percebemos. Ultrapassa o uso de simples rodas que nos locomovem diariamente para lá e para cá. Estes, se transformam em cadeiras, mesas, sofás, poltronas, puffes, até mesmo porta revistas no banheiro nosso de cada dia, além de cubas, dentre tantas outras alternativas...

Poltronas (pneu revestido com palha)
Ambiente estar (pneu pintado com almofada)
O banheiro...
Cuba (apenas o exterior, dentro existe uma cuba convencional)
Porta revista (O pneu está embaixo servindo como base de apoio ao aro da roda onde estão localizadas as revistas) - Criativo!!!
Sofa (A parte aberta do pneu é forrada com almofada - ou um preenchimento confortável qualquer).
Puffe

Mais puffe...

Agora, se você é uma pessoa com dotes artísticos que vão além da tela e pincel, cuja criatividade instiga a buscar novos horizontes, sem qualquer tipo de barreira intelectual, como esculturas exóticas, a borracha do pneu pode lhe trazer muita satisfação sim meu caro amigo! Pneu também é arte.


Todavia, como nosso blog visa também aplamente divulgar o que possivelmente será realizado dentro do programa de extensão, ai vai um tipo de horta desenvolvida dentro de pneus. Interessante, econômico, prático e rápido de se realizar! Essa técnica pensamos em desenvolver dentro de uma creche localizada no mesmo bairro, a fim de amplicar o local já existente.


Acreditamos que vale a pena investir neste tipo de trabalho alternativo, além de criativo, e econômico, é viável a qualquer classe social, e de fácil acesso a qualquer quintal. São produtos conscientes e se bem trabalhados, viram arte social.

Enquanto na escola...desenvolvemos, durante a atividade na escola, um melhoramento da sua horta, plantando mudas de hortaliças e algumas árvores!

Alunos participativos!!!

Alunos participativos!

Membros do grupo explicando como se faz...

Foto recordação...Caetano, Ednei e Tueilon, apoios da horta com os alunos participantes!!!

2 comentários:

  1. Gostei muito do trabalho realizado por vcs. Tenho um blog focado na decoração eco com dicas, idéias e trabalhos feito tanto por mim como por outros antenados a causa ambiental. www.maghaasper.blogspot.com, visitem e depois me falem se poderia divulgar foto de alguns trabalhos e o link do seu blog em minha página. Parabéns e um abraço. MagHaasper

    ResponderExcluir